ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM DE FLUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS

Autor do projeto: Prof. Leandro Alves dos Santos
E-mail:alvesle@terra.com.br

1. Caracterização da Experiência:

O Ensino de Biologia, como recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve transcender a simples memorização de nomes de estruturas, permitindo, também, que os alunos compreendam a dinâmica das interações entre os seres vivos, o meio ambiente e o homem. Levando em consideração o fato de que estratégias de ensino fundamentadas em Teorias de Aprendizagem devem ser utilizadas para otimizar esse processo. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e a aplicação de uma atividade de ensino utilizando a Teoria do Processamento da Informação. Foram sujeitos alunos do Ensino Médio desta escola e, através de ilustrações de níveis tróficos representados por grupos dos próprios alunos e utilizando "balas" ou "chocolates" como unidades fictícias de energia (UFE's), foi demonstrado que seu fluxo é unidirecional e o da matéria é reciclável. Foram efetuadas três verificações de aprendizagem, sendo a primeira um pré-teste, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos; a segunda direcionou-se para ao quanto foi assimilado do conteúdo do trabalhado durante a demonstração e a terceira foi realizada após uma semana, avaliando a apreensão dos conceitos nas memórias de longo prazo dos alunos. Após o teste os alunos montaram um painel com fotos e colagens. A partir do pré-teste em direção a terceira avaliação, observou-se a obtenção de uma progressiva melhora, sendo que nesta última todos os alunos obtiveram melhor desempenho em relação as anteriores. A estratégia utilizada permitiu que os alunos compreendessem as interações entre os seres vivos em relação ao fluxo de energia. A atividade foi realizada na sua totalidade em 15 dias.

CONCEITOS-CHAVES:

O Fluxo de Energia é FINITO e o fluxo de Matéria é RECICLÁVEL!

2. Algumas ilustrações: