Nossa História

 

Atualmente E.E. “Professor Flávio José Osório Negrini”. Originalmente E.E. Jardim Ingá. Um pouco de nossa história, um pouco da nossa memória.

Nossa Escola foi criada em 31/10/1979, sob o Decreto no 14.157, conforme Diário Oficial da data citada. Infelizmente, não temos o registro da data da criação, porém essas informações constam do Histórico fornecido aos alunos por nossa Instituição.

As nossas atividades tiveram início em 12/04/1980, em um local cedido pela Prefeitura no Jardim Olinda, que era conhecido pela comunidade como Jardim Ingá, bem próximo de onde estamos hoje situados. Com o rápido crescimento da demanda tornou-se necessário a construção de uma edificação maior e que abrigasse todos os alunos. O Governo Estadual então construiu e inaugurou, no mesmo ano, a sede da nossa Escola, à Rua Casimiro, no 66, Jardim Olinda, São Paulo.

Porém, neste ano começa um movimento do corpo docente, discente e comunidade, para que a escola tivesse um patrono. A causa foi abraçada pela Deputada Irma Passoni e surge o Projeto de Lei no 362, de 29/08/80, com a justificativa do nome escolhido. Este Projeto foi aprovado em 10/12/80 pela Lei no 2601, publicada em 11/12/80, e assinada pelo então Governador Paulo Salim Maluf. Esses atos de publicação já constam de nossos arquivos.

Quando da sua organização original, as modalidades de ensino regular oferecidas eram regidas pela Lei no 5692/71, ou seja, primário e ginásio, nos horários matutino, intermediário e vespertino. Através do empenho da comunidade local, em 25/01/92 e publicada através da Resolução SE-11, de 24/01/92, pág. 12 seção 1, foi autorizada a instalação do Ensino Médio em nossa Unidade Escolar. Aqui foi introduzido o período Noturno. Atualmente, a nossa U.E. funciona em três turnos (manhã, tarde e noite) com o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio.

No que se refere a sua estrutura física, no seu formato original, havia 9 salas de aula, 1 secretaria, 1 biblioteca, 1 sala de professores, 1 sala de direção, 1 quadra de esportes, 1 pátio e 1 consultório odontológico. Posteriormente, foi desativado o consultório odontológico e acrescidas mais 9 salas de aula, 1 refeitório e um laboratório de ciências.

   Desde sua fundação passaram pela escola vários dirigentes, conforme informações descritas em Livro de Ata presente nos arquivos da escola. A gestora atual é a Prof. Ana Maria Martins Valença.

   A escola tem em sua organização a Associação de Pais e Mestres constituída e instalada em 12/04/1980, contendo estatuto padrão que regula seu funcionamento e disposições, seguindo a legislação vigente, conforme informações retiradas de Livro Ata localizado nos arquivos da escola.

   Aos 25/03/2003 foi estabelecida na unidade escolar a primeira agremiação estudantil, com eleições diretas, o que se configura até os dias atuais, com eleições ocorridas anualmente.

   Atualmente a escola desenvolve programas governamentais, como a Escola da Juventude, Escola da Família e programas sociais, como o projeto Amigos da Escola.

   A escola possui fontes textuais manuscritas e impressas, tais como: Livros de Atas, Relatórios, Documentos de Controle, como folhas de freqüência, livros de chamadas, livros de ponto, etc. e também fontes iconográficas, como fotografias, e audiovisuais como, fitas VHS e CD-ROM com o hino da escola, cuja letra foi escrita por um grupo de alunos, com arranjo e melodia adaptados pelo Sr. Francisco Amâncio da Silva, pertencente a comunidade escolar. Dispõe de “home-page” com acesso via internet, onde a comunidade pode acessá-la para conhecer a escola e, até mesmo, acompanhar as prestações de contas das verbas que são destinadas à escola.

   No que concerne aos objetos museológicos, a escola possui bandeira cujo “layout” foi desenvolvido e escolhido por votação pelos próprios alunos e placa comemorativa de fundação da escola.

O acervo da escola está organizado em inventário, e a comunidade escolar tem pleno acesso a esse acervo.

 

Fonte

Diário Oficial do Estado de 29 de agosto de 1980, Projeto de Lei Nº362, de 1980 e entrevistas com moradores e Diretores e funcionários do passado.